O tabaco mata quase 6 milhões de pessoas por ano, sendo mais de 600 mil fumantes passivos, segundo dados divulgados pelo INCA. Para esclarecer as dúvidas da população, na próxima quarta-feira, dia 31 de maio, data em que se comemora o Dia Mundial sem Tabaco, o Hospital São Vicente – Funef, de Curitiba (PR), realizará um evento aberto à população.

Com o tema “Tabagismo e o Risco Cardiovascular”, o cardiologista Dr. Rubens Zenóbio Darwich abordará as doenças cardiovasculares relacionadas ao cigarro. A palestra será às 17h, no Centro de Eventos do Hospital São Vicente (Rua Vicente Machado, 401 – Centro) e a entrada é gratuita. As vagas são limitadas e os interessados devem mandar e-mail para inscricao@hospitalsaovicente.com.br.

“Normalmente o pulmão é o órgão mais afetado pelo cigarro. Ele também é um dos fatores de risco para as doenças cardiovasculares, juntamente com o colesterol, diabetes e hipertensão. Uma porcentagem expressiva dos pacientes que enfartam é tabagista”, explica o especialista.

Além da mortalidade, outro grande problema causado pelo fumo é a morbidade, com perda da qualidade de vida, com exemplos como doença pulmonar, câncer, e doença vascular com amputação dos membros: “O cigarro pode causar câncer do lábio ao estômago, passando pelo pulmão”, complementa Darwich. Para as mulheres, vale lembrar que o fumo aliado ao uso de anticoncepcionais aumenta em 8 vezes a chance de ter infarto.

O público que estiver presente na palestra poderá fazer gratuitamente o Teste de Fagerström, para avaliar o grau de dependência da nicotina. “Sempre vale o alerta de que o cigarro não deve ser consumido em nenhuma quantidade. Não existe nível seguro de uso para o fumo”, afirma o cardiologista.

Palestra Tabagismo e o Risco Cardiovascular”, com o cardiologista Dr. Rubens Zenóbio Darwich

Dia 31 de maio, às 17h

Centro de Eventos do Hospital São Vicente – Funef (Rua Vicente Machado, 401 – Centro – Curitiba/PR)

(41) 3111-3000

Entrada gratuita – Reserva: inscricao@hospitalsaovicente.com.br