Missão
Sua vida, nossa prioridade.
Visão
Ser reconhecido pela competência técnico-científica, com qualidade e inovação no cuidado à vida.
Valores
Ética, Sustentabilidade, Humanização, Resolutividade, Valorização profissional e Educação permanente.
Nossa História
Fundado em 1939, o Hospital São Vicente é referência em transplantes de fígado e rim. É um hospital geral, com ênfase em alta complexidade, que atende a diversas especialidades cirúrgicas e clínicas sempre pautado pela qualidade e pelo tratamento humanizado.
Conta com um corpo clínico altamente qualificado e comprometido em oferecer o melhor tratamento aos pacientes, reconhecido pela formação de profissionais e pelo desenvolvimento científico.
Localizado no centro de Curitiba, o Hospital São Vicente dispõe de uma estrutura moderna e confortável, equipada com aparelhos de alta tecnologia, distribuídos em mais de 10 mil metros quadrados.
A instituição faz parte dos hospitais que dão suporte ao município para as linhas prioritárias de Oncologia, bem como Transplantes Hepáticos, Transplantes Renais e Cardiologia, e tem o Selo de Certificação de Transplante Hepático e Renal da Central Estadual de Transplantes do Paraná como forma de reconhecimento da excelência de seu trabalho. É certificado também pelo município de Curitiba, pelo estado do Paraná e pela União como entidade de utilidade pública.
O Hospital São Vicente integra a lista de estabelecimentos de saúde que atendem ao padrão exigido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão regulador vinculado ao Ministério da Saúde.
Linha do Tempo
Abril de 1938 – Doze médicos, denominados sócios-fundadores, constituíram uma sociedade e fundaram a Casa de Saúde São Vicente. Do grupo, formou-se o primeiro conselho-diretor com quatro componentes. Depois disso, novos integrantes passaram a fazer parte da sociedade, aumentando o capital social da instituição.
Julho de 1939 – A Casa de Saúde São Vicente foi oficialmente inaugurada. A construção ficou a cargo da Gutierrez, Paula & Munhoz. Logo alcançou excelente reputação, ocupando posição de destaque, com grande preferência por parte da população paranaense.
De 1942 até a década de 1980 – Nos anos de 1942, 1948 e 1961 até a década de 1980, foram feitas aquisições e comprados os terrenos vizinhos para ampliação, chegando a ter 210 leitos.
Década de 1980 – Um grupo de acionistas realizou reformas e inovações e manteve o funcionamento da instituição com 60 leitos.
1987 – O controle acionário e a administração foram transferidos para a Golden Cross e, posteriormente, ao Igase, imprimindo o sistema empresarial de gestão e adotando o modelo de gestão participativa. Na sequência, ampliou-se a capacidade para 81 leitos (sendo oito de UTI) e o setor de diagnósticos (com exames de tomografia, US, laboratório e endoscopia), implantado o centro obstétrico e os consultórios para especialidades médicas.Foram criados o Serviço de Quimioterapia e a clínica-dia.
Abril de 2002 – A Funef assumiu a administração do Hospital São Vicente com a missão: “Resgatar a Assistência Médica através de Atendimento Qualificado, Competência Técnica, Confiabilidade e Humanização”.
2003 – Implantação de lavanderia, reforma e ampliação da cozinha e refeitório, reforma para implantação do Posto 5 com 20 leitos.
2005 – Reforma e ampliação do Centro Cirúrgico, contando com quatro salas cirúrgicas de grande porte, duas salas cirúrgicas de médio porte e uma sala cirúrgica de pequeno porte. Ampliação da UTI,com mais cinco leitos, e criação do auditório para 100 lugares.
2006 – Reforma e ampliação do Pronto Atendimento, implantação do Serviço de Hemodinâmica e criação do Centro de Especialidades com 12 consultórios.
2007 – Reforma para ampliação do Serviço de Radiologia (raios-x e mamografia), aquisição de novo equipamento do Serviço de Tomografia Computadorizada e implantação da Ressonância Magnética.
2008 – Revitalização da fachada,criação do Serviço de Quimioterapia com dez poltronas, ampliação de sete leitos na UTI.
2009 – Implantação de nova Farmácia Central.
2010 – Construção de quatro andares para área administrativa e vestiários.
2011 – Implantação do serviço de Cardiologia no Centro Médico, contando com nove consultórios.
2012 – Ampliação do Centro Cirúrgico, com Conforto Médico e Vestiário Médico.
2013 – Ampliação da UTI, com mais oito leitos.
2014 – Atualização do equipamento de Tomografia Computadorizada e implantação do Serviço de Elastografia.
2015 – Implantação do Serviço de Litotripsia.
Maio 2016 – Posse da nova diretoria do Hospital São Vicente e da presidência da FUNEF.
2016 – O Hospital São Vicente Curitiba recebe o selo de certificação intermediária de transplantes hepático e renal da Central Estadual de Transplantes do Paraná, como forma de reconhecimento pela excelência do seu trabalho.
2016 – Implantação da Assessoria de Projetos Sociais.
2017 – Reforma de 44 apartamentos.
2017 – Revitalização das áreas de atendimento.
2018 – O Hospital São Vicente Curitiba, referência na área de transplantes hepáticos e renais, se destaca como o 1° Centro Transplantador de Fígado do Paraná.
Março 2018 – Reinauguração do Hospital São Vicente CIC.
2019 – O Hospital São Vicente Curitiba mantém e reafirma o primeiro lugar no número de transplantes hepáticos no Paraná.
2019 – Ganha destaque o Projeto de Lean Healthcare e Alta Segura e inicia-se o Projeto DRG – Diagnose Related Group – ambos na área assistencial.
2019 – Implantação da Gestão por Competências e da Educação Digital.
2019 – Lançamento da nova marca da FUNEF, dos Hospitais São Vicente Centro e Hospital São Vicente CIC e do selo comemorativo de 80 anos da fundação.
2020 – Reformulação e ampliação das recepções.
2020 – Reforma dos quartos.
2021 – Implementação do novo layout dos Postos de Enfermagem.
2021 – Aquisição de carrinhos de medicação beira-leito.
2021 – Implementação da Sala Cirúrgica Inteligente.
2022 – Inauguração do novo Centro de Especialidades e Quimioterapia.
2022 – Mudança e ampliação do Pronto Atendimento.
Certificações
O Hospital São Vicente conta com a Comissão de Qualidade e Segurança do Paciente, formada por uma equipe multiprofissional de diversos setores assistenciais, administrativos e de apoio. Entre suas ações, está a padronização de técnicas e condutas aplicadas pelos profissionais e que corroboram a segurança e a qualidade de atendimento do paciente.
Prêmios e Certificações
- Prêmio Unidas Destaque em Saúde 2002
- Certificação Acreditação Hospitalar nível 1 ONA 2007
- Prêmio Gestão Cidadã Pequeno Cotolengo 2007
- Certificação Acreditação Hospitalar nível 2 ONA 2009
- Prêmio Propass Plus Hospital Padrão de Alta Complexidade 2009
- Prêmio Top Of Quality Ordem dos Parlamentares do Brasil 2009
- Certificação Acreditação Hospitalar nível 3 ONA 2011 – 2012
- Prêmio It Media de Responsabilidade Social 2012
- Prêmio Unilehv Empresa Mantenedora 2012
- Prêmio Gestão Cidadã Pequeno Cotolengo 2013
- Prêmio Gestão Cidadã Pequeno Cotolengo 2014
- Selo Qualidade em Transplantes – Básico Hepático e Renal – Sistema Estadual de Transplantes PR 2014
- Prêmio Gestão Cidadã Pequeno Cotolengo 2015
- Selo Qualidade em Transplantes – Intermediário Hepático – Sistema Estadual de Transplantes PR 2016
- Selo Qualidade em Transplantes – Intermediário Renal – Sistema Estadual de Transplantes PR 2016
FUNEF
Desde 2002, a Fundação de Estudos das Doenças do Fígado Kotoulas Ribeiro (Funef), fundada pelo médico hepatologista Marcial Carlos Ribeiro, é a mantenedora do Hospital São Vicente. Por meio da fundação, alguns convênios e ações são desenvolvidos. Destaca-se a parceria com o Pequeno Cotolengo, pela qual presta atendimento aos seus internos.
Diretoria
Dr. Charles London
Diretor Presidente
Médico neurocirurgião, pós-graduado em Gestão de Sistemas de Saúde e Serviços de Urgência e Emergência, foi superintendente das unidades Hospitalares Próprias do Sesa – Secretaria Estadual da Saúde.
Marcia Beatriz Schneider
Diretora Administrativa
Graduada em Administração Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo de São Paulo (SP) e especialista em Marketing Estratégico pela Universidade do Rio de Janeiro (RJ) e em Gestão de Organizações do Terceiro Setor pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). É mestre em Planejamento e Governança Pública, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Dra. Cecília Neves Vasconcelos
Diretora Técnica
Graduada em Medicina pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná.
Residência Médica em Medicina Interna e Hematologia/Hemoterapia pelo Hospital Universitário Evangélico de Curitiba.
Mestre em Cirurgia Experimental pela Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná.
Possui MBA Executivo em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas.
CRM-PR: 19517/ RQE:14858
Relatório de Atividades FUNEF – 2023
Portal da Transparência