Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue. Por isso, separamos 12 curiosidades sobre este ato que pode salvar vidas:
- O sangue representa cerca de 7% de peso corporal de um indivíduo adulto.
- Três é o número de vidas que podem ser salvas com cada doação de sangue.
- A doação de sangue não engrossa nem afina o sangue.
- Doando sangue você não ganha nem perde peso.
- Quais os requisitos básicos para doar?
- Apresentar documento original com foto;
- Ter entre 16 a 69 anos. Para maiores de 60 anos é preciso ter doado sangue pelo menos 1 vez antes de completar 60 anos, 11 meses e 29 dias. Menores de idade devem ter entre 16 e 17 anos e estar acompanhado dos responsáveis legais;
- Sentir-se fisicamente bem;
- Pesar acima de 50kg;
- Não estar em jejum, porém evitar o consumo de alimentos gordurosos 3 horas antes da doação;
- Respeitar o intervalo mínimo entre as doações: 60 dias para homens e 90 dias para mulheres. Podem ser realizadas no período de 12 meses, no máximo, 4 doações para homens e 3 doações para mulheres.
- Não ter apresentado sintomas de gripe, febre ou diarreia nos últimos 14 dias.
- *No dia da doação o candidato será avaliado por profissional e serão aplicadas normas nacionais de segurança que visam proteção ao doador ao receptor.
- A doação de sangue não oferece ao doador nenhum risco de contrair doenças infecciosas, pois todo material utilizado na coleta do sangue é descartável;.
- O volume de sangue total a ser doado não pode exceder 8ml/kg de peso para as mulheres e 9 ml/kg de peso para homens. O volume máximo admitido para uma doação de sangue é de 450ml ± 50ml, aos quais podem ser acrescidos até 30ml para realização dos exames laboratoriais exigidos pelas leis e normas técnicas.
- O sangue doado é testado para seis doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatite B, Hepatite C, HIV, HTLV, Sífilis e HTLV.
- Todo processo de doação dura cerca de uma hora.
- Quais os cuidados que o doador deve ter antes, durante e após o processo de doação?
O processo que antecede a doação de sangue envolve o cuidado com a alimentação (o candidato à doação não deve estar em jejum, deve-se evitar alimentos gordurosos e prezar por uma boa hidratação). Deve ter uma boa noite de sono, além dos cuidados essenciais como evitar bebidas alcoólicas.
Durante o processo, enquanto ainda está no local da doação, é importante que o doador se alimente e se hidrate com o lanche fornecido e também permaneça no espaço por cerca de 15 minutos, a fim de confirmar se está em boas condições para deixar o ambiente.
Durante o restante do dia, é indicado que o doador descanse, se alimente bem, ingira bastante líquido e não faça esforço físico.
- Quais os benefícios de ser um doador? O ato de doar sangue, além de ajudar outras pessoas, também fornece alguns benefícios sociais para o doador. Esse variam de região para região, mas englobam meia-entrada em cinemas, shows, bares, além de isenção na taxa de pagamento de inscrições em concursos públicos.
- A ciência avançou muito e fez várias descobertas. Mas ainda não foi encontrado um substituto para o sangue humano. Por isso, sempre que precisa de uma transfusão de sangue, a pessoa só pode contar com a solidariedade de outras pessoas.
Doar sangue é simples, rápido e seguro. Mas, para que o recebe, esse gesto não é nada simples: vale a vida!
Informações fornecidas pelo Hemobanco.